quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Estudos Técnicos do Time do Tigor - Microchips para Pets

O Time vai ter que optar por alguma marca de microchip alguma horas dessas...

Um dos nossos projetos será desenvolver a cultura da microchipagem na cidade, aumentando a responsabilidade das pessoas pelo seu animal, diminuindo perdas e abandono e facilitando o encontro de animais perdidos.

Estamos estudando, trocando idéias com pessoas do mundo inteiro, atazanando a paciência de alguns veterinários muito bonzinhos que encontramos pelo caminho heheheheh.

Fato é que estamos com 4 filhos felinos temporários, que um dia precisarão ser chipados para adoção. Fadinha Açucarada vai ter que passar por isso em breve, pois está no ponto para adoção. Isso nos motiva a escolher a marca certa de primeira, pois não queremos que a nossa semi-bengal caramelizada tenha qualquer problema com o tal mecanismo.

Até agora, delimitamos alguns pontos a serem melhor estudamos para que façamos a nossa escolha:

- Que produtos são mais utilizados em outros países? Existem várias espécies de microchip. Cada um tem seu próprio scanner (leitor). Alguns scanners são até incompatíveis com outros sistemas de microchip. Ou seja: um pode não identificar a presença do outro.
- Que produto apresenta menor risco de migração? Por serem colocados abaixo da pele, alguns chips podem se deslocar ao longo do corpo. Pelo que estudamos até agora, os chips mais modernos têm tecnologia que diminui essa possibilidade.
- Cu$to/benefício: fazer o quê? Nosso país tem milhões de bichos abandonados. Provavelmente a questão do custo seja um fator importante no sucesso da implementação dessa tecnologia em favor dos animais.

Estamos aceitando sugestões, idéias, experiências.

Grande abraço,

O Time do Tigor

2 comentários:

Anônimo disse...

Já ouvi falar também que alguns veterinários sabichões ou pouco éticos, estão colocando o microchip no animal à pedido do dono, que paga para não ter dificuldades em encontrar seu pet, se um dia vier a perde-lo, e poder assim recuperar seu amado animal, e pasmem!!!!! o tal chip não é cadastrado em nenhum banco de dados. Será isso verdade? ou estamos diante de uma nova lenda urbana? se alguém souber da veracidade disso por favor nos dê seu depoimento, pois isso é gravissímo, para não dizer uma tremenda picaretagem.

O Time do Tigor disse...

ôpa! Alguém tem notícia sobre isso?
Pelo que conversamos com um povo gringo, lá nas gringolandias quem faz o cadastro é o próprio dono, que paga uma taxa anual para manter as informações do seu pet numa determinada base de dados.
O Time vai estudar como funciona aqui.

bjs e obrigada pelo post.