segunda-feira, 30 de março de 2009

2 boas notícias de 1 só vez

1ª) O Time já tem contador! Na verdade, é uma contadora-anjo e sua turma, que se dispuseram a jogar no Time e fazer a parte deles na luta por melhores condições de vida para os bichinhos de São Paulo.
*********************
2ª) Fada Açucarada tem uma família candidata. Se tudo estiver ok na nova casa (TELA POR TUDO, POR TUDO MESMO!), vai nos deixar na Páscoa. Até lá, será microchipada e fará tudo que é exame para ir novinha em folha para os novos pais e irmão.
Não está sendo fácil pensar na despedida. Porém, no excel mental que se abre na cabeça do Time cada vez que uma família candidata se apresenta, o novo lar ganhou em todos os quesitos.
*********************
Que você também tenha uma semana de ótimas notícias,
O Time do Tigor

sexta-feira, 27 de março de 2009

INFERTILE - Manifestação Preliminar da ACCD

O Time vem fazendo a lição de casa e se mantendo em contato com a Alliance for Contraception in Cats and Dogs sobre os questionamentos que vem sendo levantados sobre o produto em questão.
Veja a íntegra da manifestação:
Gostaríamos de destacar os seguintes trechos, extraídos do statement, conforme visitado no endereço eletrônico acima em 27.03.09:

"• The instructions for use of Infertile include recommendation of analgesic use for post-injection pain management. However, it is believed that most dogs do not experience pain as a result of the injections."
"• Infertile contains a very small amount of DMSO. DMSO is known to have anti-inflammatory, pain-relieving, and anti-bacterial qualities when used topically. However, questions remain about what affects DMSO might have when injected. ACC&D will continue to explore this question."
"•The makers of Infertile have stated that over 100 dogs were included in studies to develop the product. However, only two studies (in which the product was used in 16 dogs) have been published. Though we consider this a reasonable sample size to demonstrate effectiveness for this product (because sterility is a clear 'all or nothing' end point), it is an unusually small number of dogs in order to demonstrate safety. Standards in the U.S. generally require pivotal safety and effectiveness studies to include at least 100 dogs in a field setting. This allows for variations in dog sizes and breeds." (GRIFOS NOSSOS.)
Recomendamos a leitura atenta do documento.
O Time do Tigor

quinta-feira, 26 de março de 2009

Cães do Córrego = Projeto Cidadão Animal

Galerinha,

Quem é da proteção vem recebendo há algum tempo as mensagens sobre o local de despejo de cães denominado de “Córrego” na zona Sul. Acontece que as protetoras que começaram a cuidar desses bichos se indignaram com a situação e foram procurar uma solução global. Esses anjos chamaram outros anjos, que encontraram mais anjos, que nem sabiam que, no coração já eram protetores. O grupo se formou e vai se chamar Cidadão Animal.

O Projeto Cidadão Animal vai trabalhar com a conscientização e castração em regime de mutirão NÃO SÓ DOS ANIMAIS ABANDONADOS no local, mas também DOS DA COMUNIDADE CARENTE que mora no entorno.

O primeiro mutirão será em breve. Essas pessoas, unidas, vão fazer um trabalho de longo prazo, consistente e sério, com a intenção de expandir seus resultados para além da comunidade inicial. O Time vai participar e vai relatar para vocês os sucessos dessas pessoas maravilhosas.

Qualquer ajuda financeira ou doação será bem vinda. Entretanto, o Projeto precisa também de contribuintes mensais e comprometidos. Essa é uma grande oportunidade de quem não pode (ainda) participar da solução, mas quer deixar de fazer parte do problema. Com a contribuição que for, você já faz a diferença e recebe prestação de contas mensalmente.

Quem quiser conhecer todos os detalhes, pode solicitar a Carta de Apresentação do projeto que enviaremos com prazer. Para quem já puder dar uma ajudazinha para a viabilização do primeiro mutirão, segue a conta do Projeto:

Banco Bradesco
Ag 0889-3
CC 15.000-2
Titular: Audrei Alves Feitosa

Depois, é só mandar o comprovante para cidadaoanimal@gmail.com e aguardar novidades.

Abraços do Time
P.S: Quem quiser as fotos da situação (cruel) do córrego, pode pedir, que encaminharemos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Overwhelming

Hoje é o dia (ou a noite) oficial do "queremos sair correndo". Deve ser o tal inferno astral perseguindo a velhinha do Time no período que antecede seu aniversário.
Quando se entra nessa luta, paga-se um preço para adquirir o peso do mundo sobre os ombros.
O costumeiro e-mail "denúncia", escrito por quem quer tirar o peso dos próprios ombros, dá raiva. O costumeiro e-mail "denúncia", escrito por pessoas iluminadas e que poderiam fazer um trabalho melhor com nossa ajuda, dá desespero.
A porta emperra. Os bichos te mordem cobrando uma atenção que você está sem para dar. A documentação precisa de 3 vias, não 2.
Deitar para dormir acaba não sendo o ato de misericórdia de um dia péssimo.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Para Adoção - outras fotos da Fada Açucarada











Só para lembrar: ela só sai do Time para entrar numa família mais dedicada, mais feliz, mais divertida e que tenha gatos irmãos.
Está castrada, vacinada e vermifugada. Será entregue microchipada. Candidatos passarão por entrevista e visita.
O cat e-mail continua o mesmo: otimedotigor@gmail.com
Beijos,
O Time do Tigor

segunda-feira, 16 de março de 2009

Balanço da Semana - Atividades do Time

O Time anda com o dom da ubiquidade:

1 - Conscientização de protetoras sobre a necessidade de pedir ajuda a criadores de raças;
2 - Encaminhamento de e-mails sobre animais abandonados de raça para criadores da respectiva raça;
3 - Estudos para reunião técnica no CRMV sobre esterilizante químico;
4 - Campanha para o Gus (cão gigante recolhido pela Lu - http://lufumagalli.multiply.com/); e
5 - Reunião com protetoras sobre cães do córrego.

Dormir é coisa do passado.

***************************

Terça-feira é o dia da Reunião no CRMV sobre o esterilizante químico. Vemos você lá.

Beijos do Time

sábado, 14 de março de 2009

Selinho!



Olha o que ganhamos de "O Mundo Subiu no Telhado"! Um selinho! (Ainda bem que é só um selinho, se não a gente rifava para fazer castração kkkkkkkkkkkkkkk)
Agora, vamos cumprir com a missão de fazer jus ao selinho:
A) Escrever uma lista com oito coisas que sonhamos fazer antes de morrer:
1 - "dar um murro na cara de todos os idiotas que vendem cachorros na frente da Cobasi" (Sorry, Dê, mas tivemos que copiar essa de você, foi mais forte que nós);
2- Instituir uma Promotoria de Defesa dos Direitos dos Animais no Brasil;

3- Instituir uma Lei Federal que proíba a venda de animais não castrados para não criadores e a obrigatoriedade dos criadores da raça receberem seus animais de volta em caso de devolução ou abandono;

4- Microchipar tudo que é bicho no Brasil. Teu gato fugiu? Multa!
5- Criar um programa de educação para a posse responsável a ser implementado nas escolas.
6- Ver o Time inteiro virar vegano, inclusive o Velhinho.
7- Conseguir uma polícia, para o Brasil, daquelas que prende gente que maltrata bicho. Jaula para esses animais!
8 - Conseguir um lar para todos os bichos abandonados de São Paulo, e assim ter o direito de sentar e chorar a saudade do Tigor.
b) Convidar oito parceiras (os) de blogs amigos para também responder:

Gatoca

Anjos Gatos

S.Au.S

Travessuras Felinas

Tudo Gato

Gato Fru

Vida Canina

(Ops, todo o resto já brincou, mas como 7 é numero de sorte para o time, não vamos reclamar!)

c) Comentar no blog de quem convidou: gostamos tanto do presente que fizemos antes de comentar aqui kkkkk.







sexta-feira, 13 de março de 2009

FEIRA DE ADOÇÃO NO CCZ!!!

Feira de adoção do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Endereço: Rua Santa Eulália, 86 - Santana –
São Paulo, SP - (próximo ao Campo de Marte)

Data: sábado (14)

Horário: das 9h às 15h
*********
Achamos bem legal o enfoque da matéria abaixo, sobre essa feira de adoção no sábado:
Já começa por um título inteligente: mais de 100 cães e gatos aguardam NOVAS FAMÍLIAS em feira de adoção em SP (grifos nossos).
É esse o espírito da coisa mesmo, agregar mais um integrante à família. Aquele espírito utilitarista de "muito fofo", "vai alegrar seu dia" ou "é bonzinho" está dando tchau aos poucos. Aos trancos e barrancos, a humanidade evolui.
Beijão,
O Time do Tigor

quinta-feira, 12 de março de 2009

INFERTILE - hein? Até o anônimo quer respostas...

Olá, pessoa anônima,
Vamos responder e questionar item por item da sua colocação, pois você está bem por fora:
É preciso avaliar o produto primeiro.
Pois então, não é isso que está todo mundo querendo? Fomos chamados a um evento onde foram dadas explicações técnicas de apenas 10 minutos e não foi aberto espaço para dúvidas. Você acha que isso dá condições de avaliar um produto? Aliás você esteve lá no evento de lançamento?
Quem está falando mau do produto é quem vai perder muito dinheiro.
Pai santíssimo, desde quando amor irrestrito aos animais dá dinheiro? É bem pelo contrário, viu. Aliás, quem está falando mal do produto? Todo mundo está querendo é saber mais! Por isso, as pessoas se reuniram para pedir informações.
Se todos alegam que o produto não presta, peço a gentileza, eu como protetor e amante da vida animal, que me expliquem através deste blog, tecnicamente, as razões do produtos não ser de boa qualidade.
Como protetor, você não está recebendo os trocentos e-mails por dia sobre dúvidas que surgiram em torno do produto? Posso repassar para você se você se identificar. Que informações técnicas? Nós também queremos muito informações técnicas por favor. Principalmente, queremos informações técnicas sobre o estudo estatístico, mencionado pelo Dr. Francisco Soto, determinando que uma amostra de 15 animais (sendo apenas 11 injetados com o produto) é razoável para aferir a eficácia e segurança do produto.
Já que você é amante da vida animal, por favor, envie-nos TECNICAMENTE as razões do produto ser de boa qualidade, para que possamos repassar para toda a comunidade da causa animal.
Só para você se preparar melhor para a reunião, recomendo que você acesse http://www.acc-d.org/
Nos vemos na reunião lá no CRMV, ok?
Abraços,
O Time do Tigor

CRMV-SP promove encontro de esclarecimentos sobre o INFERTILE

"O encontro para esclarecimentos sobre o INFERTILE está agendado para dia 17 de março (terça-feira), às 19 horas, na sede do CRMV-SP, Rua Apeninos, 1088 (auditório do primeiro andar), próximo ao Metrô Paraíso. QUALQUER DUVIDA, basta ligar para o Gabinete do CRMV-SP, fone 5908-4790, com Idalina, das 10 às 16 horas.
Regina Macedo
jornalista ambiental
São Paulo - SP
"


Perguntinha básica que vamos fazer: se tem o $ para microchipar (que é uma das formas recomendadas para identificar o animal esterilizado quimicamente), não é melhor usar esse $ somado ao $ que seria usado para comprar o INFERTILE e castrar o animal duma vez, eliminando problemas comportamentais e doenças relacionados à presença de hormônios no cão e, consequentemente, diminuindo as chances do bichos ser devolvido após adotado?

Só para refletir: conversamos com sumidades da veterinária que dão notícia de que até 80% das cirurgias de castração, aproximadamente, são feitas justamente para combater problemas comportamentais (agressividade, dominância, marcação de território, fugir atrás de cadelas...)

Só para lembrar: quantas vezes nós protetores somos contatadas por gente querendo abandonar o animal justamente em razão do comportamento agressivo ou dominante do cão?

Abraços do Time

terça-feira, 10 de março de 2009

Léo e Daysi - notícias




Recebemos notícias quentinhas do nosso casal favorito:


"Ela esta mais calma, mais confiante nas pessoas. O Léo é bem carente, gosta muito de gente e fica triste quando as pessoas vão embora, embora tenha muito ciumes da Daysi, que me disseram ser muito brincalhona, comigo ela é doce, mas receosa."

O prazo que a Protetora Silvia conseguiu para manter os dois juntos se esgotou. Ela não tem mais como manter ambos. A grana acabou e ela conseguiu um hotelzinho mais barato por caridade.

Gente, se conseguirmos pagar o hotel e a ração, ganharemos tempo para os dois serem adotados juntos. O hotel dos dois é R$ 100,00. A ração tem que ver qual é com a Silvia. Se 10 pessoas contribuirem com R$10,00 e 2 doarem a ração do mês, não tem porque separarmos o casal! E aí tocamos o terror na divulgação, pois o hotelzinho não vai manter esse preço.

Para colaborar, entre em contato com a Silvia, que passará para você os dados de depósito direto para o hotelzinho. (Contato: Silvia, fone: 88191093 e e-mail ssiss@terra.com.br).

*********

Pressionar, reivindicar, conscientizar é uma tarefa ingrata da proteção animal. Muitas vezes, só resulta em trocas espinhosas de e-mails, com vocabulário apropriado para piratas e corsários.

Desta vez, a surpresa foi grata. Temos 2 iniciativas vindas de criadores de raça que muito mexeram com o nosso coração desde que começamos a divulgar o Léo e a Daysi:

1) O Clube do Poodle deu destaque, em seu site, à página sobre adoção de poodles. Colocou lá, em primeirão, com uma estrelinha piscando. D. Maria Glória, Deus lhe abençoe.

2) Circulamos uma lista, recentemente, entre os protetores da cidade, contendo os endereços eletrônicos e contatos dos clubes especializados de raça canina. Assim, os protetores saberiam a quem pedir ajuda quando achassem um cão de raça. Sabe o que o Dr. Paulo Costa da FECESP (Federação de Cinofilia de SP) fez? Atualizou e complementou a lista, enviando, no mesmo dia, para o Time. Obrigada e abraço nos bull terriers, Dr.!
**************
Grande beijo,
O Time do Tigor

sábado, 7 de março de 2009

INFERTILE - nosso posicionamento

Amigos,

Para quem não sabe, o INFERTILE é produto veterinário destinado, segundo seus fabricantes, à esterilização química de cães machos.

Pois bem. O Time esteve presente no lançamento do produto em 03 de março, terça-feira passada, e não gostou nada do que viu e ouviu. Conversamos com veterinários responsáveis pela pesquisa que resultou no produto e com responsáveis pela sua efetiva produção. Restaram muitas dúvidas quanto ao método de criação, pesquisa, aplicação do produto e aprovação perante o Poder Público.

É o sonho do Time que exista um produto que faça a esterilização do animal de forma simples, indolor, segura e saudável. Todavia, não obtivemos indicativos de que o produto ofereça quaisquer desses elementos.

Assim, o Time juntou-se a cidadãos preocupados e enviou a seguinte carta ao Conselho Regional de Medicina Veterinária - SP:

São Paulo, 05 de março de 2009.
Ao Dr. FRANCISCO CAVALCANTI DE ALMEIDA
Ilustríssimo Presidente do CRMV-SP
Caro Dr. Francisco,
Diante do imenso número de dúvidas e questionamentos surgidos, e não esclarecidos, durante o lançamento do INFERTILE – esterilizante químicofabricado pela RHOBIFARMA INDUSTRIA FARMACÊUTICA LTDA e apresentado oficialmente a veterinários, autoridades públicas, ONGs do movimento de proteção animal, no último dia 3 de março, nos dirigimos a Vossa Senhoria, solicitando sua atuação para que o processo de informações relativas ao produto seja o mais abrangente possível e para que possam ser tornados públicos os protocolos de aprovação junto ao Ministério da Agricultura. Como o senhor estava presente no evento de apresentação do produto, representando o CRMV-SP, deve ter percebido que faltaram esclarecimentos e, mesmo assim, foram distribuídos imediatamente, como brinde, 10 mil doses de INFERTILE para prefeituras de várias cidades, entre elas Ibiúna e Jundiaí (3 mil doses para cada uma dessas Municipalidades). O senhor inclusive frisou, de forma bastante oportuna, que o produto, se for usado, só deve ser administrado por médico veterinário – mas esta obrigatoriedade não é plenamente esclarecida na propaganda deste esterilizante. Na oportunidade, a Diretora da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, Dra. Inês Suarez Romano, esclareceu que os setores responsáveis pelo controle animal na Prefeitura de São Paulo (COVISA/CCZ) pretendem realizar testes de campo e estudar a melhor forma de utilizar o produto como possível método “alternativo” de controle populacional de cães. A Dra. Inês Suarez, lembrando sua condição de farmacêutica, frisou que qualquer medicamento, mesmo aprovado por órgãos federais competentes, pode surpreender quando usado em maior escala, pois podem surgir efeitos adversos. São Paulo não formalizou o recebimento de doses em doação, como fizeram outros Municípios durante o evento. Nos dois últimos dias, vários questionamentos têm sido levantados, principalmente em relação ao fato de o produto ter sido liberado pelo Ministério da Agricultura para venda em todo o território nacional bastando a apresentação de estudos realizados em um grupo de 29 animais – sendo que destes, somente 11 foram efetivamente inoculados com a fórmula, conforme ar ápida apresentação técnica realizada pelo idealizador da fórmula, médico veterinário Dr. Francisco Rafael Martins Soto, de Ibiúna.Tanto a apresentação do Dr. Soto, como de seu orientador, Dr. Wilson Gonçalves Viana, tentaram evidenciar que o produto é “praticamente indolor, dificilmente provoca reações e pode até mesmo ser aplicado “em campo”, na periferia, com o animal no chão, sem anestésico”. Além disso, mostraram que apesar da morte das células onde o esperma é produzido, com os testículos ficando sem irrigação e com tamanho reduzido, “não existem efeitos colaterais significativos a longo prazo”. No entanto, os dois médicos veterinários responsáveis pelo produto não apresentaram estatísticas e nem demonstraram que um número significativo de animais inoculados com o produto mantiveram-se vivos há anos sem agravos à saúde e integridade física. E, mesmo com todas estas “garantias”, profissionais da Medicina Veterinária, sobretudo aqueles ligados a ONGs da proteção animal, vêm levantando dúvidas se realmente existe um produto que, injetado numa região tão delicada do animal, realmente não produz incômodos. Também existem questionamentos sobre o processo de infertilização que, provocando a morte de células, poderia, sim causar efeitos indesejáveis para o organismo comoum todo. Lembramos ao senhor que até o momento a maioria das experiências realizadas com produtos semelhantes em outros países não teve êxito. Sendo assim, pedimos que o senhor seja o porta-voz junto ao Ministério da Agricultura, visando esclarecer quais foram os protocolos utilizados antes da efetiva liberação do INFERTILE para comercialização em todo o território nacional; e se este órgão federal tem plenas condições de atestar que o produto não afeta o bem-estar do animal e nem provoca nenhum tipo de dano físico ao cães inoculados com este esterilizante químico. Por outro lado, médicos veterinários e defensores dos animais reafirmam que muitas dúvidas que pairam sobre o INFERTILE não foram esclarecidas durante o evento de lançamento do produto – os responsáveis pela fabricação, a senhora DEBBIE HIRST e a indústria RHOBIFARMA garantiram que posteriormente estariam dispostos a esclarecer todas as dúvidas, mas atéo momento não convocaram nenhuma reunião com os setores interessados, apesar de continuarem realizando gestões para a ampla distribuição do produto no Brasil.
Assim, solicitamos ao senhor também que, através do CRMV-SP, organize um encontro, com a presença dos técnicos e dos fabricantes envolvidos coma criação e produção do INFERTILE, visando amplos esclarecimentos tanto para médicos veterinários como para o movimento de proteção e defesa animal. Aguardamos um breve posicionamento de Vossa Senhoria, pois milhares de doses do produto já foram distribuídas para Prefeituras, como citamos acima. Além disso, o INFERTILE já está à venda na cidade de São Paulo, conforme reportagem publicada no Diário do Comércio de hoje, 05 de março de 2009.
No mais, apresentamos nossos protestos de elevada estima e consideração.
Cordialmente,
REGINA MACEDO
jornalista ambiental
assessora parlamentar
mailto:parlamentarreginamacedo@terra.com.br
FOWLER THEODORO BRAGA FILHO
Coordenador do PROJETO FOCINHOS GELADOS
http://www.focinhosgelados.com.brfocinhosgelados@focinhosgelados.com.br
focinhosgelados@focinhosgelados.com.br
DRA. ROSANA MERCADANTE
Médica, cirurgiã plástica
ONG ABRIGO PICCOLINA / Avaré
abrigopiccolina@uol.com.br
ANGELA CARUSO
Presidente da ONG QUINTAL DE SÃO FRANCISCO
angelacaruso@terra.com.br
RA. REGIANE FRANCELLI
Advogada do FÓRUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESAANIMAL; Coordenadora do Voluntariado da ONG QUINTAL DE SÃOFRANCISCO
rfrancelli@gmail.com
DR. WERNER PAYNE e DRA. CRISTIANE GRILLE
Médicos Veterinários
ONG VETERINÁRIOS SEM FRONTEIRA
vsfbrasil@bol.com.br
SONIA FONSECA
Presidente do FÓRUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL e da ONG SOZED (SOCIEDADE ZOÓFILA EDUCATIVA – SP)
sozedsp@terra.com.br
DRA. VÂNIA PLAZA NUNES
Médica Veterinária Sanitarista e professora universitária
FÓRUM NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL
vania.vet@gmail.com
MIRIAM ABDUCH CABRAL
Advogada
Presidente da ONG ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO E AUXILIO AOS ANIMAIS (APAA)mcabral@apaa.com.br
SANDRA MARELLI
Presidente da ONG CLUBE DAS PULGAS
marellisandra@yahoo.com.br
ALTINA MABELLINI
Presidente da ONG Tribuna Animal
altina.ms@terra.com.br
DRA. ODETE MIRANDA
Médica Cardiologista, Prof. da Faculdade de Medicina do ABC
Presidente Executiva da ONG TRIBUNA ANIMAL
odmiran@uol.com.br
DRA. FERNANDA MONTALVÃO COELHO
Médica Veterinária / vice-presidente da ONG TRIBUNA ANIMAL
nandacoelho_vet@tribunaanimal.org.br
DRA. ANGELA BRANCO
Médica veterinária
Coordenadora Técnica da ONG PRÓ-ANIMAL
mailto:PRÓ-ANIMALpro-animal@pro-animal.org.br
IZOLINA RIBEIRO
ESQUADRÃO PET – Equipe de Protetoras Independentes
izolina.ribeiro@yahoo.com.br
ROBERTA PALMARI
ESQUADRÃO PET – Equipe de Protetoras Independentes
robiepalmari@me.com
DRA. AMÉLIA DE OLIVEIRA
Médica Veterinária
mailto:Veterináriaameliavet@hotmail.com
DR. WILSON GRASSI
Médico Veterinário
Coordenador do
PROJETO PROTETOR DOS PROTETORES
Diretor de Bem-Estar Animal da Anclivepa-SP
wwgrassi@yahoo.com.br
MARCELO CINTRA
protetor independente
mmcintra@terra.com.br
DRA. TAIMI HAENSEL
advogada, protetora independente
otimedotigor@gmail.com
LUCAS BURGER
engenheiro, protetor independente
mailto:independenteotimedotigor@gmail.com
YOLANDA HELLER
protetora independente
yoheller@yahoo.com.br
MARCO ANTONIO DI NAPOLI
protetor independente
marco_napoli@uol.com.br
MARA BAEZ
protetora independente
tobybaez@uol.com.br


E o resultado é que o Presidente do CRMV-SP vai nos ajudar na busca por mais explicações. Veja, abaixo, a boa notícia:

INFERTILE: PRESIDENTE DO CRMV-SP PRETENDE REALIZAR AMPLA DISCUSSÃO
Após ser solicitado através de um documento (veja a íntegra), o presidente do CRMV-SP, DR. FRANCISCO CAVALCANTI DE ALMEIDA, revelou-se disposto a abrir um amplo debate de esclarecimentos a respeito do INFERTILE, esterilizante químico recém lançado e que vem provocando grandes dúvidas no meio da proteção animal e, mesmo, entre médicos veterinários.
O encontro deve ser marcado para os próximos dias, afirmou Francisco Cavalcanti, que espera contar com a presença dos fabricantes e dos técnicos responsáveis pelo produto. O CRMV-SP também promete fazer gestões junto ao Ministério da Agricultura para obter maiores informações relativas aos protocolos utilizados durante o trâmite de registro do esterilizante químico.
O documento enviado ao CRMV, assinado por ONGs, médicos veterinários e protetores independentes, solicita que este Conselho promova uma ampla discussão sobre o INFERTILE, pois até agora os fabricantes não conseguiram convencer o movimento de proteção animal que este esterilizante químico realmente não provoca efeitos colaterais a médio e longo prazos.
No documento, os signatários pedem ainda que o presidente do CRMV-SP, órgão que reúne perto de 25 mil médicos-veterinários no Estado de São Paulo, provoque o Ministério da Agricultura visando tornar públicos os protocolos utilizados para registro do produto e liberação do uso em todo o território nacional do esterilizante químico INFERTILE.O lançamento oficial do INFERTILE aconteceu no último dia 3 de março, em São Paulo, em um evento que deixou mais dúvidas do que esclarecimentos para todos os presentes. Os médicos veterinários responsáveis pela formulação fizeram uma breve explanação durante a solenidade e revelaram que os testes foram realizados num grupo de 29 cães, sendo que destes somente 11 receberam a fórmula na dosagem colocada no mercado.
Assim, é oportuno que ONGs localizadas em outros Estados também solicitem aos respectivos CRMVs a realização de amplas discussões relativas ao INFERTILE, pois a intenção dos fabricantes é que o produto seja usado em larga escala no País.Regina Macedo
jornalista ambiental / São Paulo / SP
reginamacedo@terra.com.br

O Time vai estar presente nas reuniões. Manteremos vocês informados.

Grande beijo,

O Time do Tigor

segunda-feira, 2 de março de 2009

Bichos de Raça Abandonados - o fim da enxugação de gelo

Sabe aquela frase: cães abandonados, se você não faz parte da solução, você faz parte do problema?
A Cinofilia e a criação séria de cães é uma coisa muito legal. Envolve paixão, estudo e grana em volta do que é melhor para uma certa raça. Envolve viagens para troca de idéias, aprimoramento genético, busca pela melhoria da saúde, diminuição de doenças! Criadores de ponta cobram caro por seus cães, justamente porque têm respeito e noção de quanto vale o resultado de sua dedicação, e que o reflexo maior disso é no bem estar do animal cuja raça admiram. De regra, valores altos restringem impulsos e afastam pessoas que desconhecem a raça, explicou-nos um cinófilo. Criadores éticos microchipam seus cães, pois querem que voltem de onde saíram caso algo dê errado com a nova família. Criadores precavidos reservam parte do valor da venda para resguardar o futuro do querido rebento.
Com gatos, é a mesma coisa.
Acontece que o ser humano detona tudo. Surgem espertalhões, interessados em ganhar dinheiro fácil com outros seres humanos igualmente fúteis e consumistas. Aquilo que era uma profissão-declaração de amor, foi deturpada em um substitutivo anti-ético e cruel a uma profissão-trabalho.
A bola de neve estourou. Nós, protetores, sozinhos não damos mais conta da quantidade de animais de raça que se juntou aos vira-latas. Agora, é necessário que Protetores e Criadores construam juntos uma rede para solucionar o problema.
DE UM LADO: será necessário que a criação organizada reconheça que as décadas de vendas de bichos não castrados gerou uma enorme população abandonada. Ainda que fosse culturalmente aceito no passado, o problema é no presente e é hoje que deve ser combatido. Criadores devem fiscalizar-se mutuamente para que não ocorra venda de pets não castrados. Quanto a bichos para pista, a responsabilidae é sua, o nome é seu, amigo criador.
DE OUTRO: os protetores devem parar de se escabelar mutuamente e começar a cobrar uma postura concreta dos aficcionados por cães e gatos. Caso contrário, o ciclo vicioso vai continuar. É fácil. Recolheu um bicho da raça x, procure no google todos os contatos da raça x, inclusive o Clube ou Associação da raça x. Aí, peça ajuda.
Estamos todos lotados de bichos e precisamos de mais gente para colaborar. Os criadores, provavelmente, não tem noção da quantidade de seus favoritos que sofrem crueldade e abandono. Se nós protetores temos acesso a essa informação, é nosso dever conscientizá-los.
Outro ponto: ao vir à tona quem está "trabalhando pela solução", criadores, protetores e sociedade civil organizada poderão, juntos, identificar e pressionar quem ainda não está para que exerça sua CIDADANIA e RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Sabe uma forma simples de nos ajudar, amigo criador? Coloque no seu site (e exija que seja colocado no site do seu clube especializado) um link de cães de sua raça (e das simpáticas misturinhas parecidas) para adoção. Tão simples, né? Depois nos avise, para que possamos divulgar que você é parte da solução.
Grande beijo,
O Time do Tigor